quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

História da música: Soul Music


História da música: Soul Music 

O Blog Mentes Modernas está sendo presenteado por um grande amigo, seu nome é Rodrigo, um amante da música como eu mas que entende muuuuito mais do que muita gente que conheço. A cada conversa sobre música que temos aprendo coisas muito bacanas e por esse motivo,  pedi a ele para escrever para o nosso blog e ele de bom grado aceitou a empreitada!
Para começar iremos abordar o gênero SOUL, e dividiremos o assunto em 9 partes, uma a cada semana. Espero que gostem e conto com os entusiastas dessa arte para comentarem e incentivarem essa nova postagem por aqui. Abraço a todos!
SOUL – Origens (Parte 1 de 9)
O Soul é um gênero musical com influências  no Jazz, gospel de R&B, muitos consideram a cidade de Chicago, nos Estados Unidos, como o lugar de nascimento deste estilo musical. Outras cidades como Nova York, Detroit (Michigan), Memphis (Tennessee) e Florence (Alabama), rapidamente o incorporaram e criaram os seus próprios estilos baseados nas suas raízes Gospel.
Ray Charles é muitas vezes citado como o inventor e percussor do gênero a partir de 1954, com “I Got A Woman” , “Drown In My Own Tears”, “Lonely Avenue” e “The Night Time Is The Right Time”. Um fato importantíssimo é que ele se utiliza da música sertaneja americana(country) dos brancos e a transforma em belos hinos como: I Can’t Stop Loving You, You Don’t Know Me, Careless Love, Busted, Georgia On my Mind, Take These Chains From My Heart. Estas versões ganham o mundo e tiram as mesmas do círculo “caipira” americano.
Mas é Otis Redding é quem dá o formato e pavimenta melhor esse caminho, logo seguido por vários artistas, entre eles Aretha Franklin que, com uma música de Otis, alcança a fama mundial, e essa música é“Respect” .Originalmente foi lançada por Otis em 1965 e com a versão de Aretha em 1967, ganhando o Grammy Awards de interpretação. O sucesso obtido por Aretha é devido ao “Movimento Feminista” que tomava conta do mundo naqueles anos.

A carreira de Otis é quase que acidental. Em 1962 ele era “back vocal” do grupo e motorista deJohnny Jenkins, um guitarrista “CANHOTO” de “blues”. Jenkins tinha marcado uma sessão de gravação, que não foi bem sucedida na “Stax” e sobraram cerca de 40 minutos da hora/estúdio, Otis grava então a balada “These Arms Of Mine”, composição de sua autoria. Jenkins acompanha à guitarra.
O sucesso é inevitável e seis meses depois Otis grava “Pain In My Heart”, sucesso ainda maior. O suporte e a parceria com a banda MG’s e especialmente com o guitarrista Steve Cropper é de 1965 em diante.
Vamos continuar este passeio mostrando as que são consideradas mais importantes pelo seuvalor interpretativo e musical e que consequentemente tiveram a melhor influência ao longo das gerações musicais: a Soul Music de Memphis e a de Detroit, não deixando de lado a das outras capitais, até mesmo pelo intercâmbio que tinham na sua base de produção musical.

Selo do estúdio STAX.
Memphis é berço do Algodão (foi também o maior mercado de escravos), dos protestos sobre os Direitos Civis (liderados por Martin Luther King), de grandes músicos e percursores como Robert Johnson, Muddy Waters, B.B. King, Howlin’ Wolf, Elvis Presley, Carl Perkins, Johnny Cash, Otis Redding, Sam & Dave, Isaac Hayes, Booker T. Jones, MG’s (Steve Cropper), Bar-Kays, Mar-Keys, Wilson Pickett, Eddie Floyd, Arthur Conley, Albert King e Al Green. Nela foi fundada a Stax Records assim com a lendária Sun Records.

Estúdio da Sun Records, em Memphis.
Detroit é berço da Ford Motor Company (1904), Dodge, Packard e Chrysler, portanto a capital mundial automobilística. Também é de lá a Motown Records. John Lee Hooker (migrou de Memphis em 1940) , Stevie Wonder, Temptations, Four Tops, Smokey Robinson, Miracles, Gladys Knight, Diana Ross, Supremes, Martha & The Vandellas, Marvin Gaye e Jackson 5 são os seus músicos mais destacados.
Florence é onde W.C. Handy “Father of the Blues” (St. Louis Blues é a sua composição mais famosa) nasceu, e também o pioneiro produtor musical Sam Phillips, fundador da Sun Records e descobridor de Elvis. Começaram as suas carreiras musicais em Florence Percy Sledge, Arthur Alexander e Aretha Franklin.
Chicago é a cidade de Jerry Butler, Curtis Mayfield & The Impressions, Ann Peebles e Bobby Womack.
A Música Soul é melodiosa, embala o corpo e a mente e é excelente para se namorar e se divertir, de quebra vamos deixar uma lista com algumas dicas, esperamos que gostem:
1. (Your Love Has Lifted Me) Higher And Higher – Otis Redding – Love Man – 1969
2. Love Man – Otis Redding – Love Man – 1969 (clique para ver o vídeo)
3. Hey, Hey, Hey – Elvis Presley Clambake – 1967 (clique para ver o vídeo)
4. Devil With A Blue Dress On/Good Golly Miss Molly – Mitch Ryder & Detroit Wheels – 1966
5. Funky Street – Arthur Conley – 1968 (clique para ver o vídeo)
6. Got To Get Myself Together – Otis Redding – Love Man 1969
7. Treat Her Like A Lady – Cornelius Brothers & Sister Rose AM Gold 70′s Classics – 1971
8. Twistin’ The Night Away – Sam Cooke – 1962 (clique para ver o vídeo)
9. Sweet Soul Music – Arthur Conley – Tour Of Duty Vol. 4 – 1967 – (clique para ver o vídeo)
10. Treat Her Right (Extended Version) – Roy Head & The Trails – 1965 – (clique para ver o vídeo)

Nenhum comentário:

Postagens populares

Postagens populares

Postagens populares

PRECIOSIDADES