sábado, 4 de dezembro de 2010

02 de Dezembro dia Nacional do samba

Em comemoração ao dia do samba, o estacaoprimeira.org finaliza suas reestruturação, e apresenta a versão final do seu layout. Lembramos que o site sempre estará sofrendo pequenas alterações, visando oferecer à família mangueirense um material cada vez melhor e mais rico.As principais preocupações e o maior foco nas mudanças foram: incentivar os leitores a participarem mais, comentarem mais, aumentar o conteúdo multimídia, aumentar áreas de resgate à memória mangueirense e a maior utilização das cores verde e rosa.
Com isto, esperamos fazer uma estrutura mais amigável de mais fácil navegação e participação de todos, ampliando e incentivando a área de comentários. Para isto, optamos deixar na página principal, apenas um trecho inicial dos artigos para que os leitores se interessem e entrem no artigo completo, onde logo após ele poderá debater por meio de comentários sobre os mesmos e ler a opinião dos demais confrades. Criamos ainda um ranking dos maiores comentaristas para incentivar ainda mais os mais participativos leitores.
Implementamos a área de álbum de fotos que aos poucos está sendo povoada com ajuda do responsável pela área, o colunista Clei Valverde. Todos que quiserem cooperar com os álbuns enviando fotos de qualquer desfile, eventos e personalidades da mangueira, deve remeter para o email cleivalverde@estacaoprimeira.org. Já estamos com um bom álbum de fotos dos desfiles desta década, mas ainda pobres nas demais. Como incentivo a esta área colocamos uma apresentação de pequenos slides na barra lateral de menu, com fotos incríveis dos últimos desfiles da nossa Estação Primeira de Mangueira.
Concluímos somente hoje o trabalho de estruturação das rádios que já estão funcionando e graças à nação mangueirense, com bastante aceitação. Vejo nos logs gente ficando mais de 8 horas ouvindo as rádios direto. É isto aí! Podem usar e abusar. Dentre os conteúdos, temos:
· Jequitibá Madeira: Sambas enredo da Mangueira em versões oficiais
· Jequitibá Vivo: Sambas da Mangueira em versões ao Vivo
· Jequitibá Florido: Músicas gravadas por artistas com ligação com a Mangueira
· Jequitibá Verde: Sambas de Quadra e Sambas de Terreiro
Ainda atendendo aos pedidos de alguns colunistas e amigos do site, estamos fazendo um acervo inicial para a Rádio Jequitibá Semente (obrigado pelo nome maravilhoso, Rita) que tocará sambas que concorreram nas grandes disputas, mas acabaram não sendo escolhidos. Vale lembrar que o acervo de todas as rádios sempre estará incompleto e conta com a participação de todos vocês. Quem quiser enviar conteúdo para o acervo, aceitamos em todos os formatos no email jequitiba@estacaoprimeira.org. As rádios Jequitibá Florido e Jequitibá Verde têm como madrinha, Isis e Vera, respectivamente.
Para o incentivo à leitura de textos correlatos, ao fim de cada artigo, colocamos uma lista com os cinco textos com assuntos semelhantes para aprofundar cada assunto. Ainda instalamos a parte de nuvem de tags, onde o leitor pode clicar em palavras chaves muito utilizadas nos textos e filtrar a base do site pelo assunto de interesse.
Por fim, como tivemos um percentual grande de entradas de IPs fora do Brasil, de todos os continentes, o site agora encontra-se traduzido nas 25 línguas mais faladas no mundo. Para que todo o conteúdo seja exibido em outra língua, basta clicar em uma das bandeirinhas com a nacionalidade da língua a cima do título do site.
Entre as novas áreas, temos a Eu Exalto!, uma área aberta, onde todos os mangueirenses poderão postar qualquer movimento de exaltação à paixão pela Verde-e-Rosa, seja por vídeo, foto, poesia, música, texto… Tudo que remeta ao amor à Estação Primeira de Mangueira. E ainda a área de entrevistas, liderada pela Camila Sampaio e que terá grandes nomes. Todas as sugestões para esta área assim como contatos com pessoas da vida mangueirense que possam dar entrevista, devem ser remetidos para email lala@estacaoprimeira.org. Vale lembrar que hoje a noite fecha o pacote de perguntas para a entrevista com o mestre de fato da nossa bateria Surdo Um, mestre Marrom.
Agradeço a todos os colaboradores, leitores, assinantes, apoiadores e mais uma vez ressaltamos que o site é aberto, todos podem colaborar, escrever, comentar, criticar, sugerir… Desde a semana passada, o estacaoprimeira.org passou o portela web em hits diários e já é o maior site de escola de samba, independente da internet. Um grande resultado para nossos cinco mêses!
Aproveito o artigo para homenagear aos ritmistas que ontem passaram pelo teste final para o desfile dos instrumentos Surdo Um, Surdo Mór e Tamborim, assim como os que não conseguiram passar, ano que vem tem mais, treinem bastante. Homenagem especial a dois ritimistas e amigos do estacaoprimeira.org, Jeffrey, que fez o teste num momento de muita tristeza, pois havia falecido seu tio e seu mestre, que o ensinou tocar tamborim, e Douglas, que não deixou se abater por não ter passado no teste do ano passado e treinou, ensaiou, deu seu sangue e conseguiu passar no teste de ontem e agora compõe uma das maiores elites de tamborins do país. Dougas é um exemplo de perseverança que deve ser seguida por todos os que infelizmente não tiveram um final tão feliz ontem. “No final, tudo dá certo, se não deu certo, é porque ainda não acabou!”
Um Feliz dia do Samba a todos e Saudações Mangueirenses








    Nenhum comentário:

    Postagens populares

    Postagens populares

    Postagens populares

    PRECIOSIDADES