domingo, 12 de setembro de 2010

CARTOLA

Cartola - Verde Que Te Quero Rosa

Outro tesouro garimpado! Vocês tão levando uma overdose de Cartola, rsrsrsrs, mas fiquem tranqüilos que essa não mata (pelo menos creio que não rsrsrsrs). Verde Que Te Quero Rosa terceiro álbum do mestre mangueirense lançado em 1977, coisa finíssima que não deixa barato pros anteriores, composições como sempre do mais alto nível, uma poesia que toca corpo e alma de uma só vez, fico me perguntando de onde vem tamanha inspiração, até então não ouvi uma composição de Cartola que julgasse ruim ou mal feita, isso não existe na obra dele.
As que mais gosto são: "Nós Dois", existe uma singeleza nessa letra sem igual, em conjunto com a melodia então não sei nem o que dizer, em "Tempos Idos" ele tece um histórico da evolução do samba que é lindo de ouvir, o samba e a conquista de seu reinado, "Grande Deus", "Pranto De Poeta" que conta com a participação de Nelson Cavaquinho (outro gênio) e "A canção que Chegou".
Não sei de quem é a foto da capa só sei dizer que o fotógrafo foi muito feliz nessa composição, que capa alucinante!!! Esse é outro disco que é facinho facinho de viciar...

dowload clic no link em frente: Cartola - 1977 - Verde Que Te Quero Rosa


Cartola - Cartola 1974


Foi mais ou menos por esses dias de 2003 que eu compreendi a genialidade e a verdade contida na obra de Cartola. Você deve estar se perguntando (ou não rsrsrs) o porquê ou de que maneira ou até mesmo como assim uma data específica. Pois então, é claro que eu já conhecia a música de Cartola, mas ainda não conhecia a dor de um término de relacionamento... Foi nesse período que aquela coisa toda que começou ao som de Manu Chao (ver post do “... proxima estacion... Esperanza") se encerra. Chorei muito ouvindo esse disco, a fossa com Cartola é muito mais fossa, rsrsrsrs elegantíssima, porém dolorosa. A maestria com que ele diz as coisas bate no peito de um jeito que se você se identifica com a situação o soluçar é inevitável. Já gostava, passei a amar, canções como "Disfarça e Chora" que já começa castigando: "a pessoa que tanto querias, antes mesmo de raiar o dia, deixou sua escola por outro, ó triste senhora...” ou ainda: "Sim"... Sim, deve haver um perdão, para mim, senão nem sei qual será, o meu fim, para ter uma companheira, até promessas fiz, consegui um grande amor, mas eu não fui feliz (não se encaixava no meu caso, porém, me fazia chorar igual rsrsrs) e mais em "Acontece": Esquece nosso amor, vê se esquece, porque tudo no mundo acontece, ... , acontece que meu coração ficou frio, e o nosso ninho de amor, está vazio, se eu ainda pudesse fingir que te amo aaaaah! Se eu pudesse, mas não posso não devo fazê-lo, isso não acontece... Com essas já deu pra ter uma noção do estado em que me encontrava rsrsrsrs aos prantos!!!! Imaginem as demais que vocês ouvirão. Esse aí é o primeiro disco dele e foi lançado em 1974, na seqüência virão: o segundo que é de 1976 e o terceiro lançado em 1977. Por hoje é isso, bom deleite ou se tiverem na situação... Boa fossa... (que cruel rsrsrsrs)

dowload clic no link em frente: Cartola - 1974 - Cartola


Mais Detalhes: Biografia Cartola, Outra, E Mais outra, e Mais uminha

Nenhum comentário:

Postagens populares

Postagens populares

Postagens populares

PRECIOSIDADES