Na primeira metade da década de setenta fora chamado por diversos nomes Sambalanço, Swing, Rock Samba, e

finalmente Sambarock por causa do lançamento da primeira coletânea que continham musicas que eram tocadas nos bailes de sambarock e re-gravadas especialmente para estes bailes.
A primeira coletânea lançada em 1977 e que se chamava “Samba Rock o Som dos Black`s” deu inicio a uma nova era para o sambarock onde eram re-gravados vários sucessos de bailes da época fazendo com que fosse mais fácil o acesso a essas musicas que ate então eram musicas fora de catalogo e difíceis de se encontrar.

Tornando assim o Samba Rock mais conhecido na grande São Paulo e outros estados.
A forma de se dançar sambarock foi sendo aprimorada com os festivais de dança de onde os dançarinos disputavam entre si para ver quem era o melhor.
As disputas entre os dançarinos de sambarock seguiam os mesmo moldes do filme “Embalos de sábado à noite” onde tínhamos o júri técnico formado primeiramente por aqueles que se julgavam serem os melhores dançarinos da época e que julgavam a parte técnica da dança tempo contra tempo, erros, passos inéditos, quantidades de passos, qualidade dos passos e dificuldades dos passos, em alguns festivais tinha-se também o chamado júri popular onde se escolhiam alguns freqüentadores destes bailes para junto com o júri técnico escolherem os melhores em uma escala de um a dez ou de dez a cem.
Lembrando que as regras e o formato destes festivais variavam de bairro para bairro ou mesmo vila para vila.
O Samba Rock também é conhecico como Sambalanço. Recebeu uma grande influência do jazz. Os dois mais significativos representantes do Samba Rock (Sambalanço) são Jorge Ben Jor e Bebeto, que misturam também elementos de outros estilos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário