quinta-feira, 5 de maio de 2011


jimmy smith

jimmy smith
Sempre que o jazz é citado os instrumentos mais lembrados são o saxofone, o piano e o trompete, fortemente ligados ao jazz. E os grandes divulgadores do jazz mais lembrados são Miles Davis, Dizzy Gillespie, Wynton Marsalis, John Coltrane, Herbie Hancock, Dave Brubeck, Charlie Parker, Louis Armstrong, Chet Baker. Mas, quem tem afinidade com o gênero sabe que gaita, guitarra, vibrafone, flauta, trombone e, claro, a bateria são instrumentos que também fazem parte dessa maravilha que é o jazz. Jimmy Smith, um gênio do jazz, há mais de 50 anos ‘descobriu’ um instrumento que seria pouco provável para a sofisticação do jazz: o órgão Hammond B3. Antes de Jimmy Smith descobrir o Hammond B3, em 1951, o órgão tinha pouco respeito por artistas de jazz, apesar do virtuosismo de Fats Waller, pianista e organista. Misturando blues, r&b e gospel, Jimmy Smith levou o órgão onde ele nunca tinha estado antes e o transformou em um instrumento de jazz. Atualmente, os principais expoentes são John Medeski, Joey DeFrancesco, Larry Goldings e Sam Yahel, mas eles sabem que foram os organistas como Dr. Lonnie Smith, Jimmy McGriff, Jack McDuff e Jimmy Smith que tiraram o órgão das igrejas batistas e o trouxeram para o jazz. Jimmy popularizou e criou um novo som para o órgão da mesma forma que Louis Armstrong criou um estilo para o trompete. Há ainda aqueles que vêem uma relação de Jimmy Smith com Charlie Parker por causa do tremendo impacto que ambos tiveram em seus respectivos instrumentos. Jimmy Smith é ídolo absoluto de roqueiros como Keith Emerson, Gregg Allman, Brian Auger, e virtuoses da nova geração como Joey de Francesco com quem gravou seu último trabalho, o álbum ‘Legacy’, em 2005, pouco antes da sua morte.

Jimmy SmithJames Oscar Smith nasceu em Norristown, Pensilvânia, um subúrbio de Filadélfia, em uma família de pianistas. Seu pai foi seu primeiro professor. Depois estudou piano e baixo na ‘Philadelphia's Orenstein’ e na ‘Hamilton Schools of Music’. Ingressou na Marinha para servir na Segunda Guerra Mundial, onde tocava piano e baixo em uma banda. Quando teve alta em 1947, trabalhou na construção civil. Fez sua estréia como músico em Nova York no 'Bohemia Café' no início dos anos 50. Fascinado, em 1951 trocou o piano pelo órgão quando foi ver Wild Bill Davis no 'Clube Harlem', em Nova Jersey. Jimmy começou a tocar no estilo de Bill Davis e em 1954, ele comprou seu próprio órgão e tornou-se a voz do Hammond B3, em contextos de jazz. Foi descoberto em 'Small's Paradise' por Alfred Lion da 'Blue Note Records', com quem assinou contrato. Seu desempenho no Newport Jazz Festival em 1957 também foi um sucesso. Seu primeiro álbum, ‘A New Sound, a New Star: Jimmy Smith at the Organ’, introduziu um novo som na cena musical. Ele foi apelidado de ‘incredible Jimmy Smith’ e é creditado a ele como sendo o primeiro organista de jazz a combinar sons de blues e r&b com os ritmos mais sofisticados do bebop. Entre os 30 álbuns que gravou, nas duas principais gravadoras de jazz, 'Blue Note' e 'Verve', os mais conceituados são: ‘The Sermon’, ‘Back At The Chicken Shack’, ‘Midnight Special’ e ‘Bashin': The Unpredictable Jimmy Smith’. E colaborações em álbuns com vários músicos, dentre eles Wes Montgomery, o gênio da guitarra. Em 2005, assistindo TV, Jimmy Smith faleceu aos 79 anos. O show na famosa casa de jazz, ‘Yoshi’ em Los Angeles, para o lançamento do álbum ‘Legacy’ com Joey Defrancesco, cada um com seu B3 e tocando ao mesmo tempo não foi cancelado. Joey, além de seu novo B3, levou ao palco o Hammond B3 de Jimmy. Como homenagem ele não foi tocado e ficou lá o tempo inteiro apenas iluminado como sempre foi nas mãos do imortal Jimmy Smith.
jimmy smith - the cat


‘The Sermon!’, ‘Back at the Chicken Shack’ e ‘Midnight Special’ tornaram-se hinos para quem gosta de jazz e órgão. Ouviu-se o vocal de Jimmy Smith pela primeira vez em 1966 com a música ‘Got My Mojo Working. A união dos estilos de Jimmy e Wes Motgomery foi instantânea, assim que se conheceram, foram ao estúdio e gravaram ‘Jimmy & Wes: The Dynamic Duo’ que traz as famosas músicas ‘Night Train’ e ‘Down By the Riverside’. Há também a fantástica ‘OGD - Road Song’, com um empolgante swing latino. Esta dupla não gravou mais com o falecimento de Wes em 1968.

jimmy smith - the sermon! (1958)
Tracklist
01. The Sermon 
02. J.O.S. 
03. Flamingo 

jimmy smith - back at the chicken shack (1960)

Tracklist
01. Back at the Chicken Shack
02. When I Grow Too Old to Dream
03. Minor Chant
04. Messy Bessie
05. On the Sunny Side of the Street

jimmy smith - midnight special (1960)
Tracklist
01. Midnight Special
02. A Subtle One
03. Jumpin' the Blues
04. Why Was I Born?
05. One O'Clock Jump

jimmy smith - bashin' (1962)
Tracklist
01. Walk On The Wild Side 
02. Ol' Man River 
03. In A Mellow Tone 
04. Step Right Up 
05. Beggar For The Blues 
06. Bashin 
07. I'm An Old Cowhand (From The Rio Grande) 
08. Bashin (45 Rpm Version)
09. Ol' Man River (45 Rpm Version)

jimmy smith - organ grinder swing (1965)

Tracklist
01. Organ Grinder's Swing
02. Oh No, Babe
03. Blues For J
04. Greensleeves
05. I'll Close My Eyes
06. Satin Doll

jimmy & wes: the dynamic duo (1966)
Tracklist
01 - Down by the Riverside
02 - Happy-Go-Lucky (aka Night Train)
03 - James and Wes
04 - 13 (Death March)
05 - Baby, It's Cold Outside
06 - O.G.D. (Road Song)

Nenhum comentário:

Postagens populares

Postagens populares

Postagens populares

PRECIOSIDADES